4 Dicas para Melhorar o Atendimento

Quando um cliente opta por fazer um pedido delivery ele está escolhendo por comodidade, agilidade e praticidade. Oferecer um atendimento que atenda à essa expectativa é essencial para o sucesso do seu negócio.

Mas isso pode ser um grande desafio no setor alimentício, onde temos um grande volume de pedidos em alguns horários de pico.

Confira 5 dicas práticas para melhorar o atendimento do seu delivery:

1 – Treine e Capacite sua Equipe

O treinamento adequado do pessoal é vital. Funcionários bem treinados não só entendem como usar as ferramentas e apps de forma eficaz, mas também estão melhor preparados para interagir com os clientes de maneira positiva.

Um estudo mostrou que o treinamento contínuo pode melhorar a satisfação do cliente em até 20%, ao mesmo tempo que reduz os custos com erros e devoluções.

Uma boa dica é criar um roteiro de atendimento. Além de padronizar o atendimento do seu delivery, ao seguir um roteiro o seu atendente reduz o risco de esquecer informações do pedido e facilita muito o treinamento de novos funcionários.

Nesse roteiro você também pode incluir incentivos, onde o atendente sugere itens maiores ou adicionais para o cliente, aumentando assim o ticket médio do seu restaurante.

2 – Implemente um Sistema de PDV Prático

Um sistema de Ponto de Venda (PDV) eficiente é crucial para a gestão de pedidos no delivery.

Estabelecimentos que utilizam um sistema de PDV adequado conseguem reduzir os erros de pedido em até 30% e aumentar a eficiência do serviço em 25%.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Food Service Technology Center

O PDV ajuda a organizar o fluxo de pedidos, desde a entrada até a entrega, garantindo que todos os pedidos sejam processados de maneira rápida e correta.

Benefícios de um Sistema no Atendimento do Delivery:

  • Atendimento Eficiente: Com o cadastro e histórico do cliente já salvos no sistema o atendimento do pedido fica muito mais rápido (menos de 1 min.);
  • Atendimento Personalizado: Com observações do cliente na tela você pode oferecer um atendimento muito mais personalizado, melhorando a fidelização de clientes;
  • Redução de Erros no Pedido: Comandas escritas à mão podem causar confusão e erros na produção dos pedidos;

3 – Incentive os Pedidos Online

Implementar um aplicativo próprio para pedidos online não apenas facilita a vida do cliente, como também reduz a carga sobre o pessoal de atendimento, minimiza erros e agiliza o processo de entrega.

Com o incentivo correto você pode direcionar a maior parte do seu atendimento para o aplicativo, desafogando assim o atendimento do WhatsApp e Telefone.

Benefícios de um App Próprio para o seu Delivery:

  • Reduz custo com atendentes;
  • Deixa de perder pedidos por demora no atendimento;
  • Elimina erros de pedido e cancelamentos;
  • Aumenta a margem de lucro;
  • Fideliza mais clientes

 

Estatísticas indicam que 60% dos consumidores nos EUA preferem fazer pedidos online diretamente pelo app do restaurante em vez de plataformas de terceiros.

4 – Analise e Responda Feedbacks dos Clientes

Incentivar os clientes a deixarem avaliações e responder a elas prontamente mostra que o estabelecimento valoriza suas opiniões.

Além disso, analisar esses feedbacks pode revelar padrões que necessitam de atenção, ajudando a melhorar tanto o serviço quanto a qualidade dos produtos oferecidos.

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