Quando um cliente opta por fazer um pedido delivery ele está escolhendo por comodidade, agilidade e praticidade. Oferecer um atendimento que atenda à essa expectativa é essencial para o sucesso do seu negócio.
Mas isso pode ser um grande desafio no setor alimentício, onde temos um grande volume de pedidos em alguns horários de pico.
Confira 5 dicas práticas para melhorar o atendimento do seu delivery:
1 – Treine e Capacite sua Equipe
O treinamento adequado do pessoal é vital. Funcionários bem treinados não só entendem como usar as ferramentas e apps de forma eficaz, mas também estão melhor preparados para interagir com os clientes de maneira positiva.

Um estudo mostrou que o treinamento contínuo pode melhorar a satisfação do cliente em até 20%, ao mesmo tempo que reduz os custos com erros e devoluções.
Uma boa dica é criar um roteiro de atendimento. Além de padronizar o atendimento do seu delivery, ao seguir um roteiro o seu atendente reduz o risco de esquecer informações do pedido e facilita muito o treinamento de novos funcionários.
Nesse roteiro você também pode incluir incentivos, onde o atendente sugere itens maiores ou adicionais para o cliente, aumentando assim o ticket médio do seu restaurante.
2 – Implemente um Sistema de PDV Prático
Um sistema de Ponto de Venda (PDV) eficiente é crucial para a gestão de pedidos no delivery.

Estabelecimentos que utilizam um sistema de PDV adequado conseguem reduzir os erros de pedido em até 30% e aumentar a eficiência do serviço em 25%.
Segundo uma pesquisa realizada pelo Food Service Technology Center
O PDV ajuda a organizar o fluxo de pedidos, desde a entrada até a entrega, garantindo que todos os pedidos sejam processados de maneira rápida e correta.
Benefícios de um Sistema no Atendimento do Delivery:
- Atendimento Eficiente: Com o cadastro e histórico do cliente já salvos no sistema o atendimento do pedido fica muito mais rápido (menos de 1 min.);
- Atendimento Personalizado: Com observações do cliente na tela você pode oferecer um atendimento muito mais personalizado, melhorando a fidelização de clientes;
- Redução de Erros no Pedido: Comandas escritas à mão podem causar confusão e erros na produção dos pedidos;
3 – Incentive os Pedidos Online
Implementar um aplicativo próprio para pedidos online não apenas facilita a vida do cliente, como também reduz a carga sobre o pessoal de atendimento, minimiza erros e agiliza o processo de entrega.
Com o incentivo correto você pode direcionar a maior parte do seu atendimento para o aplicativo, desafogando assim o atendimento do WhatsApp e Telefone.
Benefícios de um App Próprio para o seu Delivery:
- Reduz custo com atendentes;
- Deixa de perder pedidos por demora no atendimento;
- Elimina erros de pedido e cancelamentos;
- Aumenta a margem de lucro;
- Fideliza mais clientes
Estatísticas indicam que 60% dos consumidores nos EUA preferem fazer pedidos online diretamente pelo app do restaurante em vez de plataformas de terceiros.
4 – Analise e Responda Feedbacks dos Clientes
Incentivar os clientes a deixarem avaliações e responder a elas prontamente mostra que o estabelecimento valoriza suas opiniões.
Além disso, analisar esses feedbacks pode revelar padrões que necessitam de atenção, ajudando a melhorar tanto o serviço quanto a qualidade dos produtos oferecidos.